
O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, scj, participou no último sábado (10/07), do quarto dia da novena em honra a Nossa Senhora do Carmo, na Catedral Diocesana, no Centro da cidade andreense.
Celebrado em 16 de julho, o Dia de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da Igreja Mãe em nossa Diocese de Santo André, tem uma ligação muito forte com o Grande ABC pela devoção trazida pelas famílias oriundas da Itália, no início do século XX.
Em 1912, a colônia italiana presente na região revelou o desejo de erguer um templo em honra a esse título dado à Maria, a mãe de Jesus, cultuada entre famílias napolitanas e que tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na Terra Santa, e construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo.
Em 1919, um terreno foi doado pela família Queirós dos Santos e a pedra fundamental lançada pelo Pe. Luiz Capra. A paróquia seria inaugurada no dia 25 de janeiro de 1940. A dedicação da Catedral ocorreria em 22 de agosto de 1958.
Confira as fotos de Elaine Venciguerra: